Raças Pequenas

Beagle

Beagles são geralmente considerados cães de tamanho médio, mas, na verdade, eles vêm em dois tamanhos: um com altura de 30 a 38 centímetros e um Beagle mais miniatura com menos de 30 centímetros. Independentemente do tamanho, um Beagle adulto não deve pesar mais de 14 quilos.

Os Beagles apresentam diversas cores, incluindo limão, vermelho e branco, e a mais comum tricolor de preto, marrom e branco.

Esses cães têm uma pelagem dupla, densa e suave, uma cauda que parece nunca parar de abanar e orelhas caídas.

Cuidando de um Beagle

Tabela com características do cachorro beagle.

Beagles são excelentes animais de estimação para famílias e donos de animais ativos. No entanto, atenção: eles precisam de muitas atividades e supervisão, por tenderem a seguir o nariz e se meter em encrencas.

Além de cuidar do bem-estar mental, os Beagles precisam de atenção especial à saúde física. Suas orelhas caídas os tornam mais suscetíveis a infecções de ouvido, por isso os donos devem limpar as orelhas do Beagle regularmente.

Beagles também são propensos à obesidade, necessitando de refeições medidas em intervalos regulares (alimentação livre não é recomendada).

Problemas de Saúde dos Beagles

Foto de filhote de cachorro Beagle em casa na cama de cachorro.

A expectativa de vida média de um Beagle é de 10 a 15 anos. No entanto, como qualquer cão, essa raça pode desenvolver certos problemas de saúde à medida que envelhecem.

Seguro para animais de estimação pode ser um bom investimento para famílias que desejam adquirir um filhote de Beagle.

Infecções de Ouvido

Beagles são adorados por suas longas orelhas caídas, mas essas orelhas requerem cuidados extras.

Como cobrem totalmente a abertura do ouvido, há menos fluxo de ar no canal auditivo, criando um ambiente úmido e escuro que favorece o crescimento de bactérias e leveduras, resultando em infecção.

Beagles com infecções de ouvido coçam excessivamente as orelhas. Você pode notar um cheiro de fermento ou detritos cerosos no canal auditivo.

Para prevenir infecções de ouvido, é importante limpar regularmente as orelhas do seu cão com um limpador de boa qualidade. No entanto, mesmo com a limpeza regular, essas infecções podem ocorrer.

Se seu Beagle tiver uma infecção de ouvido, o veterinário pode recomendar medicamentos tópicos e orais. Agende uma consulta se perceber que seu Beagle está coçando as orelhas.

Obesidade

Apesar de serem uma raça de alta energia, a obesidade é muito comum entre os Beagles. Eles têm um apetite insaciável e um olfato muito aguçado. Se permitido, a maioria comerá em excesso e procurará qualquer comida ao seu alcance.

Os donos precisam medir cuidadosamente o consumo de alimentos do Beagle e manter as tentações fora do alcance. Nesse sentido, o veterinário pode ajudar a determinar quanto e com que frequência alimentar seu Beagle.

Não é incomum que Beagles comam algo que não deveriam. Isso é chamado de pica e pode resultar em:

  • Vômito
  • Diarreia
  • Pancreatite
  • Bloqueio intestinal

Se suspeitar que seu Beagle comeu algo indevido, contate o veterinário imediatamente, por poder ser uma situação médica séria.

Síndrome da Cauda Fraca

Beagles têm uma longa cauda que parece nunca parar de abanar. Como resultado, podem desenvolver a síndrome da cauda fraca, também chamada de cauda de nadador.

Esta condição temporária e aguda resulta em uma tensão nos músculos usados para manter a cauda ereta, causando uma cauda flácida e dolorida.

A síndrome da cauda fraca geralmente se resolve com um ou dois dias de descanso, mas pode exigir medicação para dor para manter seu cão confortável.

Alergias

Beagles podem ser propensos a alergias ambientais e alimentares, resultando em coceira excessiva. Cerca de 50% das infecções de ouvido são causadas por alergias.

Se seu Beagle tiver alergias, há muitos tratamentos que o veterinário pode recomendar. Por exemplo, xampus medicados, mousses, lenços e spray podem ser úteis para pele com coceira e alergias.

Alergias ambientais/sazonais também podem ser tratadas com medicamentos orais prescritos pelo veterinário.

Olho de Cereja

O prolapso da glândula no olho, comumente chamada de “olho de cereja”, é comum em Beagles. Essa condição ocorre quando a glândula lacrimal fica inflamada, tornando-se visível no canto interno inferior do olho.

Essa condição geralmente não é dolorosa, mas pode levar a infecções oculares. O olho de cereja pode ocorrer em um ou ambos os olhos. Alguns casos se resolvem sozinhos, mas a maioria requer correção cirúrgica.

Epilepsia

Beagles podem ser mais propensos à epilepsia, um distúrbio convulsivo, do que outras raças. Isso geralmente começa quando o Beagle tem entre 2 e 5 anos e às vezes requer medicamentos anticonvulsivos para controlar as convulsões.

Convulsões em cães podem durar cerca de 30 a 60 segundos, mas também podem ser mais longas (cinco a 10 minutos ou mais) e variam de leves a graves.

Uma convulsão leve pode incluir movimentos involuntários, como as pernas do cão ficando rígidas. Sinais de uma convulsão grave podem incluir:

  • Perda de consciência
  • Urinar
  • Defecar
  • Agitar-se
  • Movimentos corporais involuntários

Se suspeitar que seu Beagle teve uma convulsão, chame o veterinário imediatamente.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é comum entre os Beagles. Esta é uma doença da glândula tireoide, que controla o metabolismo. No hipotireoidismo, a glândula tireoide não produz hormônio tireoidiano suficiente, causando mudanças metabólicas.

Beagles com hipotireoidismo podem apresentar alterações na pele e pelagem, como uma pelagem áspera e seca, queda de pelo ou infecções crônicas no ouvido.

Também pode causar ganho de peso, mesmo que você não esteja alimentando seu Beagle mais do que o habitual.

O hipotireoidismo pode ser facilmente controlado com medicamentos diários sob a orientação do veterinário, e os cães afetados podem viver vidas longas e felizes com tratamento consistente.

Com o Que Alimentar um Beagle

Imagem de um beagle sentado e olhando para uma tigela de comida.

Como mencionado, Beagles adoram comida e podem ser propensos à obesidade.

Geralmente, uma ração comercial bem equilibrada, usada conforme as instruções do fabricante, juntamente com exercícios regulares, manterá seu Beagle em um peso saudável.

Procure uma ração que atenda aos padrões estabelecidos. No entanto, se seu Beagle se tornar obeso, o veterinário pode recomendar uma dieta de calorias restritas prescrita.

Alguns fabricantes produzem alimentos específicos para a raça Beagle. Pergunte ao veterinário como escolher a melhor ração.

Como Alimentar um Beagle

Beagles devem ser alimentados com a quantidade recomendada pelo fabricante do alimento em intervalos regulares, geralmente duas a três vezes por dia, para manter o metabolismo ativo. Beagles não devem ser alimentados livremente durante todo o dia.

Filhotes de Beagle precisam comer com mais frequência do que cães adultos (até quatro refeições por dia) para evitar hipoglicemia.

É importante alimentar seu cão conforme a fase da vida—filhotes precisam de ração formulada para filhotes, adultos precisam de ração formulada para adultos, e cães idosos precisam de ração formulada para idosos.

Alguns Beagles comem muito rápido, resultando em engasgo ou vômito de comida não digerida. Nesse sentido, para ajudar um Beagle faminto a comer mais devagar (e mantê-lo entretido), use um comedouro lento para trabalharem pela comida.

Quanto Devo Alimentar um Beagle?

Ao alimentar seu Beagle, é fundamental seguir as instruções do fabricante presentes na embalagem do alimento. Cada ração possui um valor calórico específico, portanto, é importante aderir às diretrizes recomendadas. Caso você mude de marca ou sabor, não assuma automaticamente que a quantidade de comida na tigela deve permanecer a mesma.

Além das diretrizes da embalagem, é melhor conversar com o veterinário. A quantidade específica que você deve alimentar seu cão varia de Beagle para Beagle, dependendo da saúde, estilo de vida e outros fatores.

Dicas Nutricionais para Beagles

Cães saudáveis que consomem uma dieta não precisarão de suplementação, pois receberão todos os nutrientes necessários. No entanto, dependendo da saúde do seu Beagle, o veterinário pode recomendar um suplemento canino.

Beagles também podem se beneficiar de alimentos feitos para pele sensível, geralmente ricos em ácidos graxos ômega-3, que ajudam a reduzir a inflamação.

E se o veterinário suspeitar que seu cão tenha alergias alimentares, ele pode prescrever uma dieta especial para ajudar.

Dicas de Comportamento e Treinamento para Beagles

Personalidade e Temperamento dos Beagles

Foto de Beagle feliz olhando para a câmera.

Beagles são animais de estimação amorosos e afetuosos, geralmente bons com crianças e outros animais em casa, segundo o National Beagle Club of America (NBCA).

A maioria dos filhotes de Beagle é cheia de energia, mas tendem a desacelerar com a idade e se tornarem um pouco mais preguiçosos.

Ainda assim, Beagles, adultos ou não, adoram acompanhar seus donos em caminhadas, corridas ou trilhas. Eles necessitam de, no mínimo, uma hora de exercício diário.

Filhotes de Beagle precisam ser socializados desde cedo para crescerem como adultos bem-educados e confiantes. Pergunte ao seu veterinário por recomendações sobre como expor seu filhote de forma segura e apropriada a novas experiências.

Comportamento dos Beagles

O temperamento e o comportamento dos Beagles são influenciados pela sua história como cães de caça.

Guiados pelo poderoso olfato, Beagles vão abrir mochilas para roubar lanches e subir em balcões em busca de petiscos. O olfato mantém o nariz deles no chão, e eles seguirão qualquer cheiro que os intrigar. 

Filhotes de Beagle são muito curiosos, o que significa que podem facilmente se meter em problemas e se afastar se deixados sem supervisão.

Quando estiverem fora de casa, sempre os mantenha na coleira ou em um quintal cercado para não saírem à procura de um cheiro interessante.

Como cães de caça, os Beagles também são conhecidos pelo latido alto e prolongado. Eles latem quando confrontados com pessoas novas e barulhos estranhos.

Treinamento de Beagles

Beagles são inteligentes, mas podem ter um curto período de atenção durante o treinamento. Por serem motivados por comida, a maioria dos Beagles treina melhor antes das refeições e fará quase qualquer coisa por petiscos.

No entanto, esteja atento à quantidade de petiscos que você oferece ao seu Beagle. Os petiscos nunca devem representar mais de 10% das calorias diárias de um cão. Você pode treinar seu cão com reforço positivo usando elogios e brinquedos em vez de petiscos.

Treinar Beagles para fazer suas necessidades no local correto pode ser especialmente difícil.

Devido ao poderoso olfato, eles podem facilmente sentir onde uma parte da casa foi previamente suja e serem incentivados a fazer suas necessidades lá. Dessa forma, repetição, consistência e reforço positivo funcionam melhor para treinar filhotes de Beagle.

O olfato também pode dificultar o treinamento na coleira, por estarem constantemente prestando atenção aos cheiros no chão. Usar um arnês com uma coleira não retrátil e recompensas em petiscos é útil.

Atividades Divertidas para Beagles

  • Trabalho de olfato
  • Caça ao celeiro
  • Esconder brinquedos
  • Passar tempo com a família
  • Caminhadas
  • Corridas
  • Trilhas
  • Caminhadas com cheiros

Guia de Higiene para Beagles

Imagem de mulher caminhando com cachorro beagle no parque em dia ensolarado.

Beagles têm uma pelagem curta que não precisa de muitos cuidados. Comparado a mantê-los exercitados e mentalmente estimulados, o cuidado com a pelagem é simples.

Cuidados com a Pele

Devido à propensão a alergias, monitore a pele do seu Beagle para mudanças como caroços, crostas, vermelhidão ou descamação. Contate seu veterinário se notar algo errado.

Cuidados com a Pelagem

Beagles têm pelagem curta, o que os torna mais fáceis de cuidar do que, por exemplo, um Samoieda. Mas eles soltam pelo moderadamente, e escovação semanal pode ajudar a manter os pelos soltos fora do chão.

Os donos podem dar banho no Beagle a cada duas a quatro semanas, dependendo do nível de atividade do cão.

Cuidados com os Olhos

Beagles não requerem cuidados especiais com os olhos, mas os donos devem monitorar seus cães para sinais de olho de cereja. Contate seu veterinário se notar quaisquer mudanças nos olhos ou na visão do seu cão.

Cuidados com as Orelhas

A limpeza das orelhas é uma das maiores tarefas de higiene com o seu Beagle. Em média, eles precisam de limpeza de orelhas uma ou duas vezes por mês.

Sempre use um limpador de orelhas recomendado pelo veterinário e agende um exame veterinário se seu cão mostrar sinais de infecção de ouvido.

Cuidados Dentários

Escovar os dentes do seu cão em casa todos os dias é a melhor maneira de prevenir doenças dentárias no seu Beagle.

Use uma pasta de dente e escova de dentes seguras para cães e mantenha as limpezas profissionais conforme a recomendação do veterinário.

Considerações para os Donos

Foto de menina deitada na grama com cachorro beagle no quintal em dia de verão.

Antes de adicionar um filhote de Beagle à sua família, certifique-se de ter tempo, fundos e paixão para dedicar ao treinamento, estimulação mental e cuidados com a saúde do seu cão.

Beagles se saem melhor em uma família ativa e precisam de pelo menos uma hora de exercício diário, se não mais. Se você está procurando um cão calmo para relaxar em casa com você, um Beagle não é a raça ideal.

Perguntas Frequentes sobre Beagles

Beagles soltam pelos?

Sim, Beagles soltam pelos moderadamente o ano todo e podem soltar mais intensamente na primavera e no outono.

Quanto tempo vivem os Beagles?

A expectativa de vida média de um Beagle é de 10 a 15 anos.

Beagles são bons cães?

Sim, Beagles são bons cães de família e geralmente se dão bem com outros animais de estimação e com crianças. Eles são sociáveis e gostam de estar com suas famílias, mas precisam de um dono ativo para mantê-los entretidos e bem exercitados.

Beagles são cães inteligentes?

Beagles são inteligentes, mas seu forte olfato pode às vezes dificultar o treinamento. Use petiscos e outros métodos de reforço positivo para ter sucesso no treinamento e tente eliminar o máximo possível de distrações.

Quanto custam os Beagles?

O preço de um Beagle pode variar de R$ 2.500 a mais de R$ 5.000, dependendo de muitos fatores. Você também pode encontrar Beagles para adoção em abrigos ou resgates específicos da raça.

Beagles são preguiçosos?

Beagles são cães ativos, mas como muitas outras raças, tendem a se tornar mais preguiçosos à medida que envelhecem. Não adote um filhote de Beagle esperando que ele seja um sedentário.

Como os Beagles receberam seu nome?

A origem da palavra “Beagle” é incerta, mas suspeita-se que seja derivada da palavra francesa “begueule”, que significa “garganta aberta”.

Com informações de PetMD

Miguel Oliveira

Sou Miguel Oliveira, o apaixonado por cães por trás deste blog. O site Só Cachorro nasceu do meu desejo de compartilhar conhecimentos e experiências acumuladas ao longo de muitos anos cuidando, educando e convivendo com cachorros de todas as raças e tamanhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *