Parvovirose Canina: saiba se o seu cão pode estar com este vírus

parvovirose canina

Parvo vírus canino ou parvovirose canina, é um vírus altamente contagioso e um dos mais comuns em cachorros.

Já existem vacinas para ajudar a manter um controle da propagação do vírus, mas mesmo cachorros vacinados correm o risco de contrair e falecer com esta doença.

Ainda há muitos avanços a serem feitos para se criar uma prevenção e tratamento mais eficazes, mas caso o seu cão apresente alguns dos sintomas que citaremos abaixo, leve-o imediatamente a um veterinário de confiança.

parvo vírus em cachorro

O que é parvovirose canina?

A parvovirose é contraída pelo contato do indivíduo com fezes infectadas pelo vírus parvovírus, que é conhecido por sobreviver em objetos que usamos em casa como roupas e panelas. Além disso, há relatos de contágio através de insetos e roedores.

Para se prevenir, o ideal é utilizar água sanitária para lavar roupas, pratos, pisos e materiais diversos impermeáveis.

Os sintomas da parvovirose canina aparecem de diferentes formas, geralmente entre 7 e 14 dias após a exposição ao vírus, podendo deixar o indivíduo de uma a duas semanas doente.

Sintomas da parvovirose canina

    • Vômito
    • Letargia
    • Anorexia
    • Perda de peso extrema
    • Febre (nem sempre apresenta o sintoma)
    • Diarreia com sangue

sintomas parvovirose canina

Estes são os principais sintomas da parvovirose canina.

Geralmente os sintomas aparecem mais em filhotes, sendo os casos mais graves em cachorros com menos de 12 semanas. Além disso, algumas raças tem maior propensão a contrair a doença, sendo elas: Rottweilers, Labrador e Dobermann.

A doença pode se manifestar de diversas formas, sendo a mais comum a intestinal, chamada de enterite. Os sintomas da Parvo vírus enterite são vômitos (muitas vezes grave), diarreia, desidratação, fezes escuras ou com sangue, e em casos graves febre e contagem de glóbulos brancos do sangue que ficam reduzidos.

A Enterite aguda ou parvo vírus pode ser encontrada em cachorros de todas as raças, sexo ou idade, e pode piorar rapidamente levando a óbito apenas dois dias após o início da doença, por isso é importante ficar ligado em seu cachorro caso ele apresente algum sintoma.

O quadro pode piorar caso o animal já esteja contaminado por algum outro vírus, bactéria ou parasita.

A maioria dos cães com parvovirose canina costuma ter febre alta, chegando à temperatura de 41ºC, seguida de desidratação.

 

Fonte: Tudo Sobre Cachorros

Comente abaixo

comentários

Compartilhe