Samoieda
O Samoieda é amplamente reconhecido por seu pelo branco e macio, cauda enrolada e fofa, personalidade amigável e amor por climas frios.
Esses cães são desenvolvidos para pastoreio e trabalho em condições extremamente frias, sendo descendentes diretos do Spitz do Norte da Rússia. O nome “Samoieda” também se refere ao povo Nenets, nativo do extremo norte da Rússia.
Esses cães possuem uma pelagem muito espessa, composta por duas camadas: uma camada superior de pelos longos e retos e uma subcamada densa e macia.
Eles são cães de porte médio a grande (pesando entre 16 e 30 kg), com uma postura confiante, orelhas triangulares e arredondadas, e cantos da boca curvados que parecem formar um sorriso — uma característica desenvolvida para evitar o acúmulo de gelo.
Eles também possuem um peito profundo, pernas traseiras fortes e longas, e uma cauda enrolada e fofa que repousa sobre suas costas.
Cuidados com o Samoieda
O Samoieda tem um temperamento amigável, brincalhão e alerta, o que o torna um ótimo companheiro e cão de família. No entanto, devido à sua pelagem densa de duas camadas, eles precisam de escovação regular e não se adaptam bem a climas quentes.
É importante que os tutores estejam cientes do risco de insolação em climas mais quentes, ou mesmo durante a primavera e o verão em zonas de clima temperado.
Sendo um cão de trabalho robusto, o Samoieda não se cansa facilmente. Eles são mais conhecidos por puxar trenós, pastorear, praticar agilidade e caçar. Eles precisam de exercícios regulares e são muito brincalhões, ativos e sociáveis, tanto com pessoas quanto com outros cães.
Problemas de Saúde do Samoieda
Embora o Samoieda possa viver até cerca de 14 anos, ele pode ser geneticamente predisposto a várias questões médicas, incluindo problemas oculares e cardíacos, displasia coxofemoral e doenças renais.
Sua sensibilidade a temperaturas mais quentes também pode levar a outros problemas de saúde.
Doenças Retinianas
A retina, localizada na parte posterior do olho, é responsável por captar a luz e enviar informações ao cérebro para o reconhecimento visual. Duas doenças retinianas comuns em Samoiedas são:
- Displasia Retiniana: Ocorre quando dobras anormais na retina levam à diminuição da visão e, eventualmente, à cegueira. Nos Samoiedas, a displasia retiniana pode ser uma doença genética e pode ser detectada por meio de um teste de DNA.
- Atrofia Progressiva da Retina (PRA): Um distúrbio genético que faz com que os fotorreceptores da retina morram, levando à cegueira em Samoiedas jovens ou de meia-idade. Testes genéticos também estão disponíveis para detectar a PRA.
Embora não haja tratamento específico para doenças retinianas de origem genética em cães, a terapia genética pode ser uma opção de tratamento.
Síndrome Uveodermatológica (UDS)
A UDS é uma doença que afeta a pele e a visão, onde o sistema imunológico do cão ataca anormalmente a produção de melanina. A melanina é responsável pelas diferentes tonalidades de pigmento da pele, pelos e certas estruturas oculares.
Desta forma, a UDS pode causar lesões na pele, despigmentação e inflamação nos olhos, resultando em problemas de visão. O tratamento envolve geralmente o uso de esteroides e/ou ciclosporina para suprimir a resposta imunológica.
Problemas Cardíacos
O Samoieda pode ser predisposto a vários problemas cardíacos, como:
- Defeito do Septo Atrial (DSA): Refere-se a um orifício entre os átrios esquerdo e direito do coração. Durante o desenvolvimento embrionário, esse orifício é natural, mas deve fechar conforme o embrião cresce. Se permanecer aberto após o nascimento, pode causar fluxo sanguíneo anormal no coração e, eventualmente, levar à insuficiência cardíaca. O DSA é raro e pode não causar problemas evidentes em um cão.
- Estenose Aórtica: Refere-se ao estreitamento da abertura da válvula aórtica no coração, que se desenvolve à medida que o cão envelhece. Embora um sopro cardíaco possa ser detectado durante um exame físico por um veterinário, essa condição geralmente não causa grandes problemas, e o cão pode levar uma vida normal. Em casos severos, sinais clínicos como letargia, falta de ar, tosse ou colapso podem ocorrer. O tratamento pode incluir restrição de exercícios e medicação diária para o coração, como um betabloqueador. Intervenção cirúrgica com a colocação de um balão especializado (conhecido como valvuloplastia com balão) também pode ser uma opção de tratamento.
- Estenose Pulmonar: É uma doença congênita que envolve o estreitamento da válvula pulmonar no coração. Semelhante à estenose aórtica, a estenose pulmonar pode ou não causar sinais clínicos de letargia, falta de ar, tosse ou colapso. A valvuloplastia com balão é frequentemente o tratamento preferido em casos graves, mas outras opções cirúrgicas são possíveis.
Em geral, qualquer problema cardíaco diagnosticado por um veterinário (geralmente a partir da detecção de um sopro cardíaco durante um exame físico) deve ser monitorado a cada 6-12 meses com um ecocardiograma (ultrassom do coração) e radiografias torácicas.
Displasia Coxofemoral
A displasia coxofemoral é uma condição em que a articulação do quadril não funciona corretamente, causando dor.
Embora haja uma predisposição genética para essa condição, hábitos de vida e certos fatores — incluindo a taxa de crescimento do Samoieda, massa muscular, dieta e exercícios — podem contribuir para o desenvolvimento da displasia coxofemoral.
Testes como o PennHIP estão disponíveis para detectar a probabilidade de os cães desenvolverem displasia coxofemoral ao longo da vida.
Se o seu cão for diagnosticado com displasia coxofemoral, há algumas opções de tratamento e manejo a longo prazo, incluindo medicações, suplementos articulares e intervenção cirúrgica. O controle de peso também é importante.
Glomerulopatia Hereditária do Samoieda (SHG)
A SHG é uma doença renal genética frequentemente observada em Samoiedas. Ela afeta o glomérulo, o filtro do rim. Quando o glomérulo é afetado pela SHG, proteínas do sangue, como a albumina, começam a vazar para a urina.
Com o tempo, a destruição do glomérulo leva à insuficiência renal, que geralmente ocorre por volta dos 5 anos em um Samoieda com SHG.
Existe um teste genético disponível para a SHG. Embora não haja tratamento específico ou cura, certos medicamentos inibidores da ECA e dietas de alta qualidade, com restrição de proteínas, “amigáveis ao rim”, podem ajudar a retardar a progressão da doença.
Alimentação do Samoieda
Um Samoieda com menos de um ano precisa de uma ração de alta qualidade para filhotes, aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Samoiedas mais velhos (a partir de 7 anos) devem ser alimentados com uma ração de alta qualidade para cães idosos, também aprovada pelo MAPA.
Samoiedas que participam regularmente de atividades de pastoreio, trenó ou outros exercícios intensos precisam de uma ração com maior teor de proteínas do que a oferecida a um cão de companhia típico.
Para um companheiro de família menos ativo, deve-se evitar a superalimentação ou o excesso de petiscos durante o dia para prevenir a obesidade.
Como mencionado anteriormente, um Samoieda com SHG deve ser alimentado com uma dieta de alta qualidade, restrita em proteínas, “amigável ao rim”, para retardar a progressão da doença.
Como Alimentar um Samoieda
Conforme a maioria das raças, é adequado alimentar um Samoieda adulto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Água fresca deve estar sempre disponível.
Quantidade de Alimento para um Samoieda
De maneira geral, a quantidade de ração oferecida deve ser baseada no peso ideal de um Samoieda adulto, que geralmente varia entre 16 e 30 kg.
Para a maioria das rações comerciais, consulte as diretrizes de alimentação impressas na embalagem. Seu veterinário também pode ajudar a determinar a quantidade apropriada de alimento por dia para o seu Samoieda.
Para filhotes de Samoieda, a quantidade de ração oferecida deve ser baseada no peso do filhote.
Dicas Nutricionais para Samoiedas
Para Samoiedas muito ativos, considere adicionar suplementos de glucosamina e ômega-3 (como óleo de peixe) à alimentação deles para promover a saúde das articulações.
Também existem algumas rações comerciais para a saúde das articulações que contêm ômega-3 e/ou glucosamina adicionados.
Dicas de Comportamento e Treinamento para Samoiedas
Personalidade e Temperamento do Samoieda
O Samoieda tem um temperamento amigável, brincalhão e alerta, tornando-o um excelente companheiro e cão de família. Eles são muito vocais e tendem a latir, rosnar e choramingar, especialmente quando estão animados ou brincando. Normalmente, eles adoram conhecer novas pessoas e outros cães.
Sendo uma raça de cão muito energética, o Samoieda prospera com exercícios e tempo de brincadeira. Devido à sua personalidade enérgica e amigável, é importante mantê-los em um quintal cercado ou sempre levá-los para passear com uma coleira, para evitar que se afastem.
Comportamento do Samoieda
Por serem tão ativos e terem um forte desejo de trabalhar, os Samoiedas precisam de exercícios consistentes e bastante espaço para brincar e se exercitar. Um Samoieda que se sinta confinado ou entediado pode se tornar destrutivo e ansioso.
Treinamento do Samoieda
Assim como outras raças, os Samoiedas respondem melhor ao treinamento e à socialização desde filhotes. O Samoieda é um cão inteligente que geralmente responde bem ao treinamento.
Eles se destacam em tarefas ativas e podem ser totalmente treinados para pastorear outros animais, puxar trenós e realizar treinos de agilidade.
Atividades Divertidas para Samoiedas
- Caminhadas longas ou corridas
- Agilidade
- Puxada de peso
- Pastoreio
Guia de Higiene do Samoieda
O Samoieda possui uma pelagem muito espessa, composta por uma camada superior de pelos longos e retos e uma subcamada densa e macia. Esses cães soltam uma quantidade moderada de pelos e requerem escovação regular.
Cuidados com a Pele
Banhos regulares não são necessários para os Samoiedas, a menos que eles fiquem sujos ou cobertos de detritos ao ar livre. É importante secar a pelagem do Samoieda com uma toalha grande ou secador de cabelo em uma configuração baixa após o banho.
Cuidados com a Pelagem
Escovar regularmente a pelagem do Samoieda ajuda a manter sua integridade e beleza. Uma escova de remoção de pelos (como a FURminator) pode ajudar a remover o excesso de subpelagem, especialmente durante os meses mais quentes.
Cuidados com os Olhos
Como os Samoiedas podem ser propensos a certos problemas oculares, é importante que seus olhos sejam examinados pelo menos uma vez por ano por um veterinário.
Cuidados com as Orelhas
Após cada banho, brincadeiras na água ou rolar no quintal, é importante limpar as orelhas dos Samoiedas com um limpador de orelhas específico para cães.
Considerações para Tutores
Algumas das principais considerações para os tutores de um Samoieda incluem a sensibilidade a temperaturas mais quentes, a necessidade de muito exercício e socialização, e uma potencial predisposição genética a problemas oculares, cardíacos, displasia coxofemoral e doenças renais.
Essas considerações são importantes porque podem afetar significativamente o estilo de vida do Samoieda. Um Samoieda vivendo em um apartamento em um clima quente não prosperará tão bem quanto um que vive em uma propriedade grande em um clima nevado.
Os tutores que estão considerando a raça Samoieda devem considerar obter um seguro para animais de estimação, a fim de ajudar a lidar com os possíveis custos médicos associados a doenças genéticas.
Perguntas Frequentes sobre Samoiedas
O Samoieda é um bom cão de família?
Sim! Os Samoiedas são excelentes companheiros para a família, especialmente com crianças e outros animais de estimação. Eles são cães muito ativos, sociáveis, amigáveis e amorosos.
Os Samoiedas são cães inteligentes?
Com certeza! Os Samoiedas adoram ser treinados para realizar tarefas.
Quais são as desvantagens de ter um Samoieda?
Os Samoiedas requerem muito exercício, escovação regular da pelagem e precisam de atividades para mantê-los ocupados e felizes.
Alguns tutores podem ter dificuldade em atender a essas necessidades, especialmente aqueles que vivem em climas quentes, em apartamentos, trabalham longas horas fora de casa ou não têm um estilo de vida muito ativo.
Quanto custa um Samoieda?
Quando comprados de um criador, filhotes de Samoieda podem custar milhares de reais, especialmente se tiverem registro no AKC (American Kennel Club).
No entanto, há organizações de resgate de Samoiedas que têm adultos jovens ou mais velhos (e às vezes filhotes) disponíveis para adoção a custos mais baixos. Da mesma forma, alguns abrigos de animais podem ter filhotes ou adultos de Samoieda disponíveis para adoção.
O Samoieda é parte lobo?
Todas as raças de cães têm um ancestral comum no lobo. O Samoieda é uma raça de cão e não é considerado parte lobo.
O Samoieda é um Husky?
Não, o Samoieda é uma raça de cão diferente. Ele é descendente direto da raça de cães Reindeer Spitz da Rússia.
O Samoieda pode viver em uma casa?
Sim! Especialmente em épocas de calor ou frio extremos, o Samoieda pode ser mantido principalmente dentro de casa.
Embora os Samoiedas sejam muito adaptados a climas frios, eles ainda precisam de abrigo adequado contra temperaturas extremas e condições climáticas.
Com qualquer Samoieda, mantido dentro ou fora de casa, é fundamental fornecer muitas oportunidades para exercício durante o dia.
Com informações de PetMD.