Raças Pequenas

Shih Tzu

O Shih Tzu é uma raça “de brinquedo”toy” tibetana criada para ser um companheiro peludo. Embora o American Kennel Club (AKC) tenha formalmente reconhecido os cães apenas em 1969, essa raça remonta a séculos atrás.

Esses pequenos “cães leões”, como o nome sugere, eram associados ao budismo e criados para se parecerem com leões, segundo o Shih Tzu Club. Os governantes imperiais criavam os cães Shih Tzu para alertar suas casas sobre visitantes com um latido agudo.

Com o tempo, essa raça se tornou um animal de companhia em vez de um cão de guarda de trabalho, à medida que as pessoas na China começaram a cruzá-los com raças ocidentais, como Pugs e Pequinês.

Exportaram o primeiro par de Shih Tzu para a Inglaterra por volta de 1930. Posteriormente, nas décadas seguintes, a raça chegou aos Estados Unidos. Os Shih Tzu ganharam rapidamente popularidade entre a classe alta e, até hoje, continuam sendo uma das raças de cães mais populares nos Estados Unidos.

Os Shih Tzu são uma raça ativa e amigável. São cães robustos, pesando entre 4 e 7 kg, com uma altura média de 26 centímetros. Possuem pelagem longa e lisa, focinho achatado, mordida pronunciada e orelhas curtas e caídas. Suas cabeças são redondas, com olhos expressivos e arredondados.

Cuidados com o Shih Tzu

Tabela com características do cachorro Shih Tzu.

Os Shih Tzu são companheiros agradáveis e enérgicos. Eles geralmente são felizes e sociáveis com pessoas e outros animais de todas as idades e preferem não passar muito tempo sozinhos.

Assim como todos os cães, é importante socializar os filhotes de Shih Tzu desde cedo para evitar ansiedade. Caso contrário, podem desenvolver comportamentos indesejados, como latir excessivamente ou cavar no quintal.

Todos os cães, incluindo os Shih Tzu, precisam de exercícios, mas essa raça fica geralmente satisfeita com uma caminhada de 30 minutos e brincadeiras em casa.

Os Shih Tzu, que adoram receber atenção e petiscos, geralmente aprendem rapidamente novos truques para agradar seus tutores e obter os agrados e elogios que desejam.

A maioria dos cuidados com o Shih Tzu está relacionada à sua pelagem longa e luxuosa, que cresce continuamente.

Eles não soltam muito pelo, sendo considerados uma raça “hipoalergênica”, embora nenhuma raça de cães seja verdadeiramente hipoalergênica. Sua pelagem também é propensa a emaranhados e nós.

Geralmente, as pessoas aparam essa pelagem em um “corte de filhote” para evitar cuidados contínuos, mas, se deixarem sem cortar, o pelo pode crescer tanto que arrasta no chão.

Se os donos mantiverem o pelo do Shih Tzu mais longo, precisarão escová-lo e banhá-lo semanalmente, além de fazer visitas regulares ao pet shop para tosa.

Outro ponto importante sobre os Shih Tzu: eles são braquicefálicos, o que significa que têm um focinho curto e achatado. Isso os coloca em maior risco de superaquecimento ou insolação, portanto, é importante mantê-los fora do calor intenso do verão.

Problemas de Saúde do Shih Tzu

Retrato de um Shih Tzu em cima de um sofá listrado.

A expectativa de vida média do Shih Tzu é longa, variando de 10 a 18 anos. Embora possam ser propensos a certas condições médicas, as pessoas consideram os Shih Tzus uma raça saudável em geral.

Alguns problemas de saúde aos quais essa raça está predisposta incluem:

Síndrome Braquicefálica

Cães com focinhos achatados, como o Shih Tzu, têm síndrome braquicefálica. Isso se caracteriza por anormalidades nas vias aéreas superiores, como:

  • Narinas pequenas
  • Palato mole alongado
  • Traqueia colapsada
  • Tecido extra na parte de trás da garganta

Todos esses aspectos podem dificultar a respiração e tornar o Shih Tzu mais propenso ao superaquecimento. 

Se a condição for grave, seu veterinário pode discutir a cirurgia para corrigir alguns desses problemas quando seu Shih Tzu ainda é um filhote, antes que eles tenham dificuldade para respirar.

Obesidade

Os Shih Tzus não são exatamente atletas — e por causa disso, eles podem frequentemente se tornar obesos. A obesidade em cães pode levar a outros problemas, como diabete, artrite, doenças cardíacas e dificuldade para respirar.

É importante limitar os petiscos a menos de 10% da ingestão diária de calorias de um cão e garantir que seu filhote faça 20 a 30 minutos de exercício controlado (como caminhadas e brincadeiras) diariamente.

Luxação da Patela

A luxação da patela é uma condição em que a rótula sai de sua posição normal, causando desconforto, manqueira e artrite. Cães com patelas luxadas ocasionalmente pulam e levantam uma perna traseira durante a caminhada.

Frequentemente, a patela volta à posição por conta própria, mas às vezes a cirurgia é recomendada em casos graves.

Doença Periodontal

A doença periodontal, ou doença dental, é comum em cães Shih Tzus porque seus dentes podem facilmente superlotar suas pequenas bocas. Essa superlotação leva ao desenvolvimento de tártaro e placa.

A escovação regular dos dentes, limpezas dentárias profissionais e a remoção cirúrgica de quaisquer dentes problemáticos ajudarão a manter a boca do seu Shih Tzu saudável.

Displasia de Quadril

A displasia de quadril ocorre quando as articulações do quadril não se desenvolvem adequadamente e, portanto, não se encaixam. Isso eventualmente leva à artrite, dificuldade para caminhar e dor.

A displasia de quadril é frequentemente diagnosticada por meio de raios-x e tratada com medicamentos orais ou suplementos articulares para reduzir a inflamação e a dor. Em casos graves, a cirurgia pode ser necessária.

Problemas Oculares

Os Shih Tzus têm muitas condições oculares herdadas, incluindo glaucoma, olho seco crônico e cataratas. As condições oculares podem ser bastante dolorosas, e os sinais incluem:

  • Olhos vermelhos
  • Olhos saltados
  • Secreção ocular
  • Esfregar os olhos
  • Olhos nublados
  • Estrabismo
  • Cegueira

Entre em contato com um veterinário se tiver alguma preocupação com os olhos do seu cão.

Shunts Hepáticos (Shunts Portossistêmicos)

Um shunt hepático é uma doença do fígado que faz com que as toxinas na corrente sanguínea contornem o fígado, o órgão que normalmente filtra essas toxinas do corpo.

As toxinas se acumulam, causando eventualmente problemas gastrointestinais crônicos, crescimento atrofiado e até sinais neurológicos como ataxia (um “andar de marinheiro bêbado”) ou convulsões.

Os médicos realizam exames de sangue para diagnosticar essa condição, juntamente com imagens abdominais, e muitas vezes realizam cirurgias para reparar o shunt, se possível.

Mudanças na dieta e medicamentos orais também podem ser usados para gerenciar cães com sinais mais leves.

Infecções de Ouvido

As orelhas dos Shih Tzus são caídas, apresentando dois problemas:

  • Não permite a entrada de ar nos canais auditivos
  • Permite o crescimento de pelo na parte interna das orelhas

Essa combinação pode prender a umidade nos ouvidos, levando a orelhas vermelhas, doloridas e/ou coçando.

Seu veterinário avaliará as infecções de ouvido em seu Shih Tzu com um exame minucioso. As infecções são frequentemente tratadas com medicamentos tópicos e/ou orais.

Glomerulonefrite

A glomerulonefrite é um tipo de doença renal herdada no Shih Tzu. Isso causa a perda excessiva de proteína do corpo e pode levar os rins a pararem de funcionar em uma idade precoce. Os sinais clínicos podem incluir:

  • Falta de apetite
  • Vômito
  • Diarreia
  • Sede e micção aumentadas
  • Perda de peso
  • Atrofia muscular

A terapia com mudanças na dieta, medicamentos orais e, às vezes, terapia com fluidos é necessária para o tratamento.

Com o Que Alimentar um Shih Tzu?

Retrato de um Shih Tzu no gramado vista de cima.

Os Shih Tzus têm tendência à obesidade; por isso, é importante alimentá-los com uma dieta bem equilibrada e evitar muitos petiscos ao longo do dia. Recomenda-se uma dieta balanceada para adultos de pequeno porte, duas vezes ao dia.

Os pais de pets também devem considerar a alimentação do seu Shih Tzu com ração seca em vez de comida enlatada para diminuir o risco de doença periodontal, pois a ração seca é abrasiva e pode remover parte do acúmulo de placa.

Uma dieta específica para a saúde dental também pode ser benéfica.

Como Alimentar um Shih Tzu

Os filhotes de Shih Tzu necessitam de várias refeições (aproximadamente três ou quatro por dia) para prevenir a hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue).

Alimentar com refeições ricas em gorduras, proteínas e carboidratos complexos pode reduzir o risco de problemas relacionados à baixa taxa de açúcar no sangue. As dietas para filhotes de raças pequenas, geralmente, já contêm todos esses componentes.

Faça a transição gradual da alimentação do seu filhote de Shih Tzu para uma ração de adulto quando ele completar cerca de 1 ano.

Quanto Alimentar um Shih Tzu?

Seu veterinário pode ajudar a calcular a quantidade adequada de calorias diárias que seu pet deve consumir para evitar o ganho de peso.

Ao escolher uma dieta para o seu Shih Tzu, opte por uma ração para raças pequenas, que facilita a mastigação. Essas dietas formuladas trazem recomendações sobre a quantidade de alimento a ser oferecida em cada refeição.

Dicas Nutricionais para Shih Tzu

Se o seu Shih Tzu está consumindo uma ração que atende às diretrizes, ele não precisará de suplementação adicional, a menos que recomendado pelo seu veterinário.

Suplementos para cães que podem apoiar a saúde desta raça incluem ácidos graxo ômega, bons para o coração, cérebro, pele e articulações do seu Shih Tzu. Seu veterinário também pode recomendar petiscos dentais para diminuir o risco de doença periodontal.

Dicas de Comportamento e Treinamento para Shih Tzu

Personalidade e Temperamento do Shih Tzu

Foto de Shih Tzu caminhando no gramado.

Os Shih Tzus são pequenos em tamanho, mas têm personalidades grandes. Eles são companheiros leais e amorosos para famílias com crianças e outros animais. Os Shih Tzus são brincalhões, inteligentes e querem agradar seus pais de pets.

Eles são bastante adaptáveis e podem variar de um estilo de vida sedentário aconchegando-se em casa até um passeio mais aventureiro no parque. Não importa o que você faça, eles só querem estar com as pessoas.

Quando socializados desde cedo, esta raça pode ser ótima com crianças e outros animais também.

Comportamento do Shih Tzu

O temperamento do Shih Tzu é influenciado por suas origens como “cães de alerta”, e eles ainda latirão para alertar que alguém ou algo novo está entrando em seu ambiente todos esses séculos depois.

Eles podem ser curiosos e cavar se deixados sem supervisão; por isso, é importante monitorá-los de perto em ambientes novos ou externos.

Apesar de seus alarmes e pás embutidos, eles têm um temperamento doce e precisam de amor e atenção. Os Shih Tzus fazem companheiros maravilhosos devido à sua pequena estatura, lealdade e espírito calmo.

Treinamento do Shih Tzu

Os Shih Tzus são pessoas que agradam e geralmente são fáceis de treinar. Eles preferem petiscos de alta recompensa e reforço positivo durante o treinamento.

Apenas se certifique de contar quantas calorias seu filhote está recebendo de petiscos — essas podem somar rápido em uma raça pequena como o Shih Tzu e levar a um peso extra.

Atividades Divertidas para Cães Shih Tzu

  • Passeios pelo bairro
  • Brincadeiras no quintal ou em casa
  • Aprender truques
  • Aconchegar-se com a família

Guia de Cuidados com o Shih Tzu

Foto de Shih Tzu em preto e branco vista de cima numa sala.

Os Shih Tzus são mínimos derramadores, mas não confunda isso com ter necessidades mínimas de cuidados. Seu pelo — que pode ser uma variedade de cores, incluindo preto, branco e vermelho — cresce continuamente e precisa ser aparado e escovado regularmente.

Cuidados com a Pele

Porque seus pelos crescem longos, tornando-os propensos a emaranhados e irritação da pele, os cães Shih Tzu precisam ser banhados uma vez por semana. Entre em contato com seu veterinário se você notar quaisquer mudanças na pele do seu cão, incluindo vermelhidão, descamação ou secura.

Cuidados com o Pelo

Com o banho, os Shih Tzus devem ser escovados pelo menos algumas vezes por semana, mas de preferência diariamente. A rotina de cuidados profissionais deve fazer parte do seu orçamento, para manter o pelo longo ou para raspá-lo em um corte de cabelo Shih Tzu periodicamente.

Cuidados com os Olhos

É necessário que um Shih Tzu tenha o pelo ao redor dos olhos aparado ou preso para cima com um elástico, a fim de evitar qualquer irritação ocular. Além disso, considerando que seus olhos são proeminentes, eles podem se inflamar facilmente se o pelo for permitido esfregar contra eles.

Os Shih Tzus são uma raça que pode ser propensa a manchas de lágrimas devido a seu rosto achatado.

A produção excessiva de lágrimas ou ductos lacrimais bloqueados levam ao acúmulo de um pigmento marrom-avermelhado nos cantos internos dos olhos, muitas vezes se estendendo em direção ao focinho.

Manter esta área limpa e seca é a melhor maneira de evitar manchas. Se a coloração for excessiva ou se os olhos do seu cão estiverem vermelhos, inchados ou doloridos, entre em contato com seu veterinário.

Cuidados com os Ouvidos

Os cães Shih Tzu podem desenvolver infecções de ouvido devido ao crescimento de pelos dentro dos canais auditivos. Este pelo retém umidade, que pode causar inflamação e infecção por bactérias, fungos ou ambos.

A limpeza rotineira com um limpador de ouvidos aprovado pelo veterinário ajudará a reduzir as chances de infecções de ouvido. Se você perceber um excesso de pelos nos canais auditivos do seu cão, é importante considerar a remoção para evitar irritação.

Cuidados Dentários

É importante escovar os dentes do seu Shih Tzu todos os dias com uma pasta de dente e escova seguras para cães.

Mantenha-se atualizado com as consultas veterinárias regulares para que seu veterinário monitore a boca do seu cão e recomendar limpezas profissionais sob anestesia quando necessário.

Considerações para Pais de Pets

Os Shih Tzus não requerem uma grande quantidade de exercícios e estão felizes em apenas estar com você.

Esta raça precisa encontrar um lar onde seus pais de pets estejam dispostos a realizar cuidados de rotina e ajudá-los a manter um peso saudável.

Como todos os cães, os Shih Tzus precisam de atenção e tempo de brincadeira para serem felizes.

Perguntas Frequentes

O Shih Tzu é hipoalergênico?

Os Shih Tzus têm pouca queda de pelo e, por vezes, são considerados cães “hipoalergênicos”, o que os torna uma boa opção para pessoas com alergias. Mas nenhum cão é 100% hipoalergênico, pois a pele, a saliva e a urina ainda contêm alérgenos. Os potenciais pais de pets devem passar um tempo com a raça para ver como suas alergias reagem antes de trazer para casa um filhote de Shih Tzu.

Quanto custa um Shih Tzu?

O preço de um Shih Tzu geralmente oscila entre R$ 500 e R$ 6.000, uma variação que é influenciada pelas linhas de criação. Além disso, é importante mencionar que Shih Tzus e misturas de Shih Tzu estão frequentemente disponíveis para adoção em abrigos e organizações de resgate locais.

Quão grande fica um Shih Tzu?

Os Shih Tzus são cães pequenos, pesando entre 4 a 7 kg e medindo cerca de 26 centímetros de altura.

Os Shih Tzus soltam pelo?

Todos os cães soltam pelo, e o Shih Tzu não é exceção. No entanto, eles não soltam muito pelo quando comparados a muitas outras raças de cães.

Quanto tempo vive um Shih Tzu?

A expectativa de vida média de um Shih Tzu é de 10 a 18 anos.

Para que foram criados os Shih Tzus?

Monarcas e líderes espirituais inicialmente criaram os Shih Tzus para alertar sobre visitantes indesejados, mas logo descobriram que suas personalidades afetuosas os tornavam ótimos animais de companhia.

Você deve comprar um Shih Tzu de “xícara de chá”?

Não. Os Shih Tzus de xícara de chá foram criados para serem o menor possível, muitas vezes sem qualquer consideração à sua saúde. Faça sua pesquisa antes de trazer para casa um cão “de xícara de chá”.

Com informações de PetMD

Miguel Oliveira

Sou Miguel Oliveira, o apaixonado por cães por trás deste blog. O site Só Cachorro nasceu do meu desejo de compartilhar conhecimentos e experiências acumuladas ao longo de muitos anos cuidando, educando e convivendo com cachorros de todas as raças e tamanhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *